quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Tipos de Demanda - Parte 1: Demanda Excessiva

Tipos de Demanda

Demanda Excessiva



Sr. José sempre sonhou com esse dia: receber a notícia de que seu produto estava vendendo tanto que já havia esgotado em quase todas as unidades distribuidoras. Mas, será mesmo que essa é uma boa notícia? Bem, quando há clientes demais e produtos de menos, então, a expressão "excessiva" se encaixa diretinho nesse exemplo.

De maneira geral, a demanda é a procura por alguma coisa, no nosso caso, a procura do cliente por produtos ou serviços. A maneira como essa procura acontece pode representar diversas situações para o empresário, como no exemplo citado acima, onde seu José, dono da empresa Fabricante de um inacreditável produto com sucesso total de vendas, se encontra sem estoque e sem máquinas capazes de produzir tão rápido quanto o mercado pede. A isso, damos o nome de demanda excessiva.


É fato que toda empresa possui limitações, sejam elas de produção, de distribuição, de marketing, no contorle da qualidade, nos processos de compra, ou em qualquer outra área. Saber lidar com essas limitações é o que transforma uma empresa numa caso de sucesso, e comumente a palavra chave é integração entre os processos.

Se o marketing estimular a demanda por um produto ao ponto de a produção não ser capaz de colocar no mercado a quantidade suficiente para suprir essa demanda, teremos um sério problema para a empresa, principalmente em termos de imagem e relacionamento com distribuidores, afinal, é preciso lembrar de que o cliente quer, no mínimo, terminar o dia satisfeito.

Simplesmente querer aumentar a demanda pelo seu produto, serviço, site, blog ou qualquer outro tipo de empreendimento não é suficiente para saber lidar com as possibilidades dos mais variados tipos de demanda: Você precisa conhecê-los.


Existem diversos casos de demanda excessiva no mercado envolvendo hospitais (excesso de pacientes) empresas de telefonia (como o caso da VIVO em recife) e até empresas aéreas que deixam o cliente louco com as filas e falta de assentos. Recentemente houve o caso jogo entre time de futebol carioca, Botafogo, e o Catarinense Avaí. Em entrevista coletiva, o técnico do "Fogão" pediu que a torcida comparecesse ao estádio para prestar apoio aos jogadores, e o pedido foi prontamente atendido. Tão atendido que os seguranças do estádio não tiveram como conter a multidão lá fora, e abriram os portões, deixando todo mundo, estando com ingresso ou não. Aconteceu que muitos torcedores pagantes, que chegaram depois da confusão, não conseguiram espaço no estádio e voltaram para casa extremamente insatisfeitos.


COMO RESOLVER
No caso de empresas que estão enfrentando esse problema, é comum recorrer ao Demarketing. Esse tipo de marketing se utiliza, em geral, das mesmas técnicas relacionadas ao composto de marketing, sendo que, no entanto, enquanto o marketing tenta gerar demanda criando valor, o demarketing visa reduzir a demanda apresentando menos atrativos aos clientes de menor potencial.

Para isso, pode-se, por exemplo, elevar os preços, desistimulando aqueles menos dispostos, e, ainda, reduzir ou cortar benefícios que o produto ofereça.

. . . . . . . . .

Nos próximos posts falaremos sobre:

Demandas Latente e Inexiste
Demanda Negativa
Demanda Sazonal
Demanda Indesejada
Demanda Plena ou Adequada
Demandas Elástica e Inelástica
Demanda Permanente
Demanda Irregular
Demanda derivada



Key words: Demanda e oferta, Demanda de mercado, elasticidade, tipos de demanda, demanda excessiva, demarketing, marketing

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Franquia: o negocio quase proprio

Para se libertar das garras do patrão o brasileiro enxerga muitas alternativas, como ganhar na loteria (ainda sonho com isso), achar uma mala cheia de dólares (que é o mesmo que ganhar na loteria), ou, abrir seu próprio negócio.

(se não compreender algum termo presente no texto, corra para o dicionário no fim do artigo antes de continuar a leitura)


Para abrir um negócio, além de muita grana, é preciso conhecimento para tomar suas próprias decisões; decisões que afetarão o andamento do seu empreendimento. Não haverá alguém para validar essas decisões, além de um sócio, que provavelmente sabe tanto quanto você. Uma decisão errada pode ser fatal.

É sempre um risco investir altas somas, e então, o que achava que seria simples, começa a ficar complicado. Os clientes não aparecem, suas vendas estão boas, mas a contabilidade não fecha.... muitos problemas inexplicáveis

Muitos, no entanto, preferem não arriscar tanto e investem em franquias.

. . . .

Benefícios

Ter uma franquia é ter o direito de operar uma ou mais unidades de um empreendimento, utilizando-se de sua marca e padrões de funcionamento. Há uma série de vantagens, e a principal delas é a chamada fórmula de sucesso, ou, o Know-How do franqueador. Em termos, existe uma suposta garantia não contratual de que, em virtude daquele negócio já existir a certo tempo, ter marca sólida no mercado, e procedimentos operacionais testados e aprovados, você tem chances maiores de sucesso.

As franquias mais buscadas hoje são: Subway (fast food saudável), Habib’s (fast food árabe), Cacau Show (chocolates) e Boticário (perfumes e cosméticos). Se você reparar, todas estas são líderes ou pioneiras de alguma forma em sua área, e já se tornaram referência no mercado consumidor.

. . . .

Por que escolher uma franquia?

1. Os clientes já conhecem – Quando o consumidor busca fast food, Subway e Habib’s são algumas das primeiras opções, porque já confiam neles e os aprovam. Abrir um fast food para concorrer com eles exigirá muito, mas, muito trabalho mesmo;


2. Know-How – O modelo de gestão já foi testado, aprovado, e é distribuído para os franqueados através de manuais e treinamentos. Muitas vezes, o franqueado passa por rígidas auditorias do franqueador para garantir o sucesso do empreendimento;

3. Rede integrada – Apesar de o empresário administrar apenas uma loja, conta com uma rede consolidada de outros franqueados, que buscam satisfazer e atender o cliente tanto quanto ele, reforçando a preferência pela marca e o papel da empresa;

. . . .

Porém...
Os valores para abrir uma franquia podem ser meio salgados. Como qualquer produto, quanto mais ele vale para o cliente, maior é seu preço. Você não paga apenas pelos custos básicos como faria em um negócio começado do zero, paga também os chamados royalties, que são, digamos, “direitos autorais” pra loja que inventou, testou e tornou aquele modelo um sucesso. Nada mais justo, não é?
Às vezes (na maioria das vezes), também são cobrados fundos de propaganda. Trata-se de um valor rateados entre os franqueados de uma determinada região para investir em propaganda. Entre outras coisas.

. . . .

Investimentos
Pode-se abrir uma franquia com até R$5 mil, como é o caso da inovadora franquia online Neomerkato (deixem seus comentários que falaremos mais sobre franquias online e sobre a neomerkato em um próximo artigo), mas, as mais tradicionais ainda tem um preço um pouco mais elevado.

Os valores são aplicados em contas diferentes, como prédio, máquinas, royalties, entre outros. Veja os números das quatro franquias mais procuradas: (Valores estimados com base em pesquisa, não fornecidos pelos franqueadores, exceto Subway, confirmado através do Site Oficial)


Key-Words: franquias , boticario franquia , cacau show franquia , abrir franquia , franquias baratas , franquia o boticario , franquia online, habibs franquia
. . . . . . . . .

Dicionário
Know-How – Conhecimento operacional do negócio. Saber como fazer.
Franqueador – Empresa que irá oferecer a oportunidade de franquia.
Franqueado – Empresário que adquire os direitos legais de operar e administrar uma ou mais unidades de uma franquia.
Royalties – Direitos legais sobre uma criação ou patente, pago de forma financeira ao franqueador.

Outros Links (mais opções de franquia)
Portal do Franchising – Site Oficial da ABF
http://www.portaldofranchising.com.br/site/content/home/index.asp

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Palestra de Daniel Godri em Recife - 2009 , 18 de agosto

Colegas e Amigos!


No próximo dia 18 de agosto (terça feira), a partir das 19h30 (segundo a organizadora) Daniel Godri conduzirá um evento de apresentação única sobre MARKETING E VENDAS no Recife, Pernambuco, com o tema específico voltado para a conquista e retenção de clientes ("Tudo o que você deve saber para alcançar o sucesso em vendas").

Daniel Godri, além de Presidente do IBMV (Instituto Brasileiro de Marketing e Vendas) e apresentador do programa Desenvolvendo Talentos na TV Canção Nova (vai ao ar as 22h30 de Domingo), protagoniza vários vídeos no youtube, alguns deles, os quais, já somam mais de um milhão de visualizações, além de ser autor de diversos livros, entre os quais "Conquistar e manter clientes".




A palestra promete abordar os seguintes pontos:

  • Tudo o que você deve saber para alcançar sucesso em vendas
  • Como obter força e equilíbrio na arte de vender
  • Como vender mais em menos tempo
  • Como criar diferenciais competitivos e determinantes para superar a concorrência
  • Como atingir resultados imediatos e permanentes
  • Como encantar o cliente e fazê-lo vender para você, através do marketing boca a boca
  • Como transformar um vendedor em um campeão de vendas
  • Como motivar e premiar vendedores
  • Como vender mais que seus concorrentes, com mais valor e menos prazo



Mais detalhes sobre a realização do evento:

Tema: Como Conquistar e Manter Clientes
Palestrante: Daniel Godri
Data e Horário: 18 de agosto de 2009, às 19h30
Local: Recife Palace Hotel - Av. Boa Viagem, 4070 - Recife (PE)
Reservas: (81)3081.6721
Preço: R$220,00 (Consultar pelo telefone. Preços diferenciados para pacotes)


“Demanda Latente: Seja o primeiro a oferecer o que há clientes implorando para comprar

Palavras chave: Eventos, Palestras, Daniel Godri, Recife, Marketing, Administração, 2009

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Daniel Godri em... O homem e o carrapicho

Ilustríssimos visionários!

Gostaria, primeiramente, de agradecer pelas centenas de visitas que temos recebido aqui em nosso blog, em especial dos empreendedores do Rio de Janeiro e São Paulo. No entanto, o Recife continua disparado no número de visitas, e eu os agradeço muito por isso!


Segue, aqui, um vídeo que me foi apresentado pela Profa. e Consultora Laura Pedrosa(Psicologia, Comportamento Organizacional, Comportamento do Consumidor) e também pela Profa. e Consultora Sandra Dias (Marketing Estratégico, Meio Ambiente).
O vídeo é um trecho de uma palestra de Daniel Godri, quando ele fala sobre (por favor, não riam) o carrapicho e sua importância para o mundo hoje.

Brincadeiras à parte, o vídeo é muito instrutivo, e muito serve a um dos propósitos do empreendedor: ser capaz de ver aquilo que ninguém mais vê, e tranformar isso em dinheiro.


Se preferir, acesse diretamente pelo YouTube:
http://www.youtube.com/watch?v=H2IJm8orL-I

Gostaram do vídeo??
Então comentem à respeito!

Forte Abraço!



*Vocês podem encontrar muito mais sobre Daniel Godri em www.godri.com.br;
**Se desejarem o contato das Consultoras citadas no post, favor entrar em contato comigo através do e-mail henrique.zanchi@gmail.com

Novidades!

Fiquem ligados no que vem por aí em breve!

  • Idéias geniais!
  • Idéias... não tão geniais
  • Comportamento do consumidor

e ainda estaremos disponibilizando cursos sobre Gestão empresarial na Pequena Empresa:
  • Administração Financeira
  • Franquias
  • Marketing
  • Vendas pela internet
  • Técnicas de negociação
  • entre outros

Um abraço, e fiquem ligados que esse é só o começo!

sábado, 20 de junho de 2009

Demanda Latente: É necessário ou não?... Eis a questão!

Por Henrique Zanchi

O cliente, na esmagadora maioria dos casos, está sempre disposto a comprar ou pagar por alguma coisa, às vezes, qualquer coisa. Contudo, desde que isso atenda suas necessidades e esteja dentro do seu orçamento (com uma forçinha das linhas de crédito disponíveis hoje no mercado, isso, muitas vezes, não é um grande obstáculo para qualquer equipe de vendas).

Porém, às vezes o cliente deseja um produto ou serviço, que, por algum motivo, ainda não está disponível no mercado.


E, então, o que fazer?


Simples: coloque nas prateleiras aquilo que o cliente já inventou.

Temos a chance hoje, entretanto, de acompanhar inúmeros empreendedores preocupados em “inventar” produtos ou serviços, e aparecer com as idéias mais malucas possíveis (e até bem interessantes, às vezes), pois, acreditam que inovação, num mundo tão globalizado quanto o que vivemos hoje, é o verdadeiro segredo do sucesso (isso soa familiar?), e, fora isso, ainda temos que ouvir desse pessoal: “Eu sou um cara criativo. Sou o cara das ideias”. Mas, quando enfrentam o eventual fracasso da ideia, perguntam-se, chocados, sobre o que pode ter dado errado.

Bem, meus caros colegas, nem sempre aquilo que estamos oferecendo é aquilo que o cliente quer. E se o cliente não quer, ele não compra (pelo menos não uma segunda vez).

Ideias muito inovadoras podem chocar o cliente à primeira vista e tornar difícil a percepção de utilidade (“nossa, parece incrível, mas, para que serve mesmo?”), além de que elas podem, simplesmente, (por favor, não chore) não serem úteis de fato. Então, o valor daquele produto despenca mais rápido do que aquele seu colega na festinha da empresa, depois de uns dois ou três copos.

- Tá gripado? Tá escorrendo? Compre agora o incrível Nose Wiper e acabe de vez com as caixinhas de lenço!
- Compre você, eu não...

Criar novidades parece ser a verdadeira receita do sucesso, mas, é preciso tomar muito cuidado com as armadilhas desse negócio.

Antes de tudo, conheça seu cliente e entenda a demanda latente.


“Demanda Latente:
Seja o primeiro a oferecer o que há clientes implorando para comprar

Palavras-chave: empreendedorismo, marketing, idéias, inovação

Boas Vindas

Sejam Bem vindos ao Demanda Latente!

Aqui, junto com vocês, vamos explorar o universo do empreendedorismo e dos negócios inovadores, publicando ideias pioneiras capazes de suprir necessidades já existentes no mercado; Ideias capazes de oferecer aos clientes aquilo que eles querem, mas, ainda não está a venda, ou pelo menos, não do jeitinho que gostariam.

Vamos contar também com a participação de acadêmicos e especialistas em diversas áreas, opinando sobre as idéias e escrevendo sobre tudo que acharem pertinente ao tema.

Aqui você encontrará posts relacionados a:

  • Empreendedorismo;
  • Habilidade Gerencial (de Relacionamento; de Liderança; Administrativa);
  • Ética (Empresarial, na Publicidade);
  • Treinamento e Desenvolvimento;
  • Marketing (Tradicional, Web marketing);
  • Meio Ambiente;
  • Pesquisa de Mercado;

Acompanhe o blog e participe deixando seus comentários e enviando material (ideias, artigos, dados, informações) para que seja publicado, e até debatido e avaliado por especialistas.

Demanda Latente: Seja o primeiro a oferecer o que há clientes implorando para comprar

Palavras-chave: empreendedorismo; negócios; marketing;