quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Tipos de Demanda - Parte 1: Demanda Excessiva

Tipos de Demanda

Demanda Excessiva



Sr. José sempre sonhou com esse dia: receber a notícia de que seu produto estava vendendo tanto que já havia esgotado em quase todas as unidades distribuidoras. Mas, será mesmo que essa é uma boa notícia? Bem, quando há clientes demais e produtos de menos, então, a expressão "excessiva" se encaixa diretinho nesse exemplo.

De maneira geral, a demanda é a procura por alguma coisa, no nosso caso, a procura do cliente por produtos ou serviços. A maneira como essa procura acontece pode representar diversas situações para o empresário, como no exemplo citado acima, onde seu José, dono da empresa Fabricante de um inacreditável produto com sucesso total de vendas, se encontra sem estoque e sem máquinas capazes de produzir tão rápido quanto o mercado pede. A isso, damos o nome de demanda excessiva.


É fato que toda empresa possui limitações, sejam elas de produção, de distribuição, de marketing, no contorle da qualidade, nos processos de compra, ou em qualquer outra área. Saber lidar com essas limitações é o que transforma uma empresa numa caso de sucesso, e comumente a palavra chave é integração entre os processos.

Se o marketing estimular a demanda por um produto ao ponto de a produção não ser capaz de colocar no mercado a quantidade suficiente para suprir essa demanda, teremos um sério problema para a empresa, principalmente em termos de imagem e relacionamento com distribuidores, afinal, é preciso lembrar de que o cliente quer, no mínimo, terminar o dia satisfeito.

Simplesmente querer aumentar a demanda pelo seu produto, serviço, site, blog ou qualquer outro tipo de empreendimento não é suficiente para saber lidar com as possibilidades dos mais variados tipos de demanda: Você precisa conhecê-los.


Existem diversos casos de demanda excessiva no mercado envolvendo hospitais (excesso de pacientes) empresas de telefonia (como o caso da VIVO em recife) e até empresas aéreas que deixam o cliente louco com as filas e falta de assentos. Recentemente houve o caso jogo entre time de futebol carioca, Botafogo, e o Catarinense Avaí. Em entrevista coletiva, o técnico do "Fogão" pediu que a torcida comparecesse ao estádio para prestar apoio aos jogadores, e o pedido foi prontamente atendido. Tão atendido que os seguranças do estádio não tiveram como conter a multidão lá fora, e abriram os portões, deixando todo mundo, estando com ingresso ou não. Aconteceu que muitos torcedores pagantes, que chegaram depois da confusão, não conseguiram espaço no estádio e voltaram para casa extremamente insatisfeitos.


COMO RESOLVER
No caso de empresas que estão enfrentando esse problema, é comum recorrer ao Demarketing. Esse tipo de marketing se utiliza, em geral, das mesmas técnicas relacionadas ao composto de marketing, sendo que, no entanto, enquanto o marketing tenta gerar demanda criando valor, o demarketing visa reduzir a demanda apresentando menos atrativos aos clientes de menor potencial.

Para isso, pode-se, por exemplo, elevar os preços, desistimulando aqueles menos dispostos, e, ainda, reduzir ou cortar benefícios que o produto ofereça.

. . . . . . . . .

Nos próximos posts falaremos sobre:

Demandas Latente e Inexiste
Demanda Negativa
Demanda Sazonal
Demanda Indesejada
Demanda Plena ou Adequada
Demandas Elástica e Inelástica
Demanda Permanente
Demanda Irregular
Demanda derivada



Key words: Demanda e oferta, Demanda de mercado, elasticidade, tipos de demanda, demanda excessiva, demarketing, marketing